terça-feira, 15 de março de 2011

Todos nós tiramos macacos do nariz


Camaradas, quando o sol nasce, é para todos. Esta é uma das realidades mais verdadeiras.
Alguns afirmam que, sem classes, o mundo seria uma anarquia, que em toda a vida existiram diferenças entre uns e outros, que uns tiveram a sorte de nascer ricos e outros padeceram do azar de sobreviver pobres.
Mas, camaradas, achamos de tamanha importância falar, neste contexto de crise (e crise a todos os níveis, político, económco, social e até no amor), do conceito de igualdade. "E é natural haver cunhas, parvo de ti se não aproveitas", ainda nos respondem.
E estes pseudo anti-anarquistas têm razão. A igualdade não daria bom resultado. Porque há quem não a suporte.
Camaradas, todos somos iguais em direitos e deveres. Não defendemos direitos iguais para empregos diferentes, os mesmos impostos, subsídios para situações diferentes. Não nos queremos restringir a estas mesquinhices.
Só queremos lembrar que, para além do sol nascer para todos, todos comemos, todos obramos, todos amamos, todos nos vestimos e algunsa lavamo-nos.
Todos tiram macacos do nariz e só ao dizer todos, camaradas, aí está implícito o conceito de igualdade.
Camaradas, não escondamos algo que faz parte de todos nós. Não escondamos...
Iguais em direitos e deveres, diferentes em tudo o resto.
Lutemos, camaradas! Lutemos!
Porque não nos é fácil esquecer as diferenças.

1 comentário:

  1. Ora ai esta camaradas,concordo plenamente! Todos temos os meus direitos e deveres no entanto se fossemos todos iguais nao tinha piada nenhuma!Mas se querem tirar macacos do nariz FORÇA AI, todos nós ja o fizemos por isso nao é mal nenhum olha agora! Nao tenho medo nem vergonha camaradas!

    ResponderEliminar

tertúlias completamente ofélicas